A HISTÓRIA
Quando foi povoado,o Rio Grande ainda não era Governo (1760) e muito menos Capitania (1807).
O povoamento foi feito sobretudo por portugueses e paulistas.Aqueles,ou já estavam no Brasil ou vinham diretamente de sua terra e das ilhas lusas do Atlântico.
Como tudo remontava a Portugal,é interessante indagar-se de onde descendiam os portugueses.
Portugal já tinha sido,como aliás todo o resto do mundo,um cadinho de raças,sendo o português do continente uma fusão de camitas (íberos) ,semitas (árabes) ,mediterrâneos (celtas,romanos e gregos) e germânicos (godos e suevos) ,onde se mesclavam o louro,dolicocéfalo e alto,de tendências sedentárias e pacíficas.
Nestas condições,pode-se afirmar que o Rio Grande foi povoado tanto pelo homo meridionalis,como pelo homo europeus ou teutônico,a que se juntou o homo alpinus,quando da chegada dos alemães e italianos das terras altas.
Os imigrantes das ilhas dos Açores,Cabo Verde,Madeira e Canárias,de origem flamenga e germânica,adaptaram seus sobrenomes ao português,aparecendo entre eles os Dutras,os Silveiras,os Bruns,os Terras,os Lemes,etc.Eram de tez clara,cabelos louros,olhos azuis e estatura elevada,com inclinação para a atividade e as empresas arriscadas.
Entre eles pontificou a figura invulgar do patriarca-mor Jerônimo de Ornelas Menezes e Vasconcelos (natural da Ilha da Madeira,descendente de fidalgos portugueses) ,que no princípio do século XVIII emigrou para o Brasil,casando-se em Guaratinguetá,São Paulo,com Lucrécia Leme Barbosa,paulista,consanguínea de Fernão Dias Paes,o intrépido bandeirante de renome histórico.
De lá passou-se para Laguna e em 1732,quando apareceram as primeiras estâncias em Viamão e nos arredores do seu porto natural,hoje Porto Alegre,Jerônimo de Ornelas estabelece-se no morro de SantÀna,lançando,por assim dizer,os fundamentos da capital gaúcha.
terça-feira, 30 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário